terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PELA NET – Museu do Sexo

Como futura pesquisadora, resolvi deixar aqui uma dica ótima, que me mostrou bons caminhos pro TCC que farei: o Museu do Sexo (LINK).
Um museu nos faz conhecer a história: de povos, movimentos artísticos, civilizações... mas conhecer a história do sexo? Serve pra que?
Pra quebrar tabus, mostrar que o diferente é tão possível e tem tanto espaço quanto o convencional, que convencional é algo relativo, que costumes, preconceitos, limites são simplesmente criados socialmente, num dado momento da história.
Só pra atiçar a curiosidade:

“O princípio do amor nasce de uma necessidade, demanda ou desejo. Como elementos fundamentais e comuns encontramos que o amor se torna evidente e é sentido como real e “palpável” quando há afeto, partilha, cuidado, respeito, conhecimento e responsabilidade.(...) Em relação ao amor que freqüentemente caracteriza as relações de parceiros sexuais, há uma abordagem específica, como a oferecida por Erick From em A Arte de Amar; em que o amor é definido como “a união que permite conservar a integridade e individualidade próprias”.”

“O orgasmo é quietude e solidão necessárias. Uma vivência que dá vontade de repetir, na qual um se satisfaz e deseja satisfazer ao outro. É um momento no qual mais se sente o outro, embora se tenha uma agradável sensação de solidão, de estar com o próprio eu.”

“A intimidade e a sexualidade são dois componentes importantes de uma vida sadia e feliz. Um dos problemas mais importantes é a incapacidade de falar de sexo e de intimidade, e de buscar ajuda quando necessário. Falar de sexo ainda é, para muitas pessoas, um tema que não deve ser tocado, até com o parceiro.”

A iniciativa é do PROSEX (pesquisadores da USP que exploram questões da sexualidade), que tem um trabalho admirável.

4 comentários:

Marie Curie disse...

uau, curti o link, Anna! O sexo é o comportamento humando que os humanos mais aceitam ser próximos ao comportamento animal, a volta às origens é sempre interessante! Adorei a dica! Bjus!

Sarah disse...

Sexo é uma delicia! E essa foto do post, EURI! hauahua
beijao querida

Glenda disse...

Sexo é uma coisa tão boa e sadia né!
Pena que em pleno século 21, as pessoas, muitas delas, ainda o veem como pecado!

Beijos, muito boa a matéria!

Anônimo disse...

Hahaha! Adorei! Não sei pq, mas depois de ler esse post, me deu vontade de levar a minha mãe (preconceituosa que só vendo) pra conhecer um lugar desses, só pra ver a reação! Hahahaha!