sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Raiva, guerra fria e meme

As pessoas lidam com a sua raiva de várias formas. Tem quem roda a baiana, taca os tamancos e grita meeesmo, só faltando (ou não) dar umas boas bolachadas na cara dos infelizes, quem se entope de doces e coisas engordativas ocupando a boca e aplacando a vontade de falar aquelas poucas e boas, tem até aquelas que somatizam e ficam doentes, literalmente doentes de raiva. Tem aqueles de alma superior que perdoa, deixa tuuudo passar e, creio eu, no fim sabe que a pessoa vai pagar por tudo o que fez (acredito que até os monges mais puros pensam isso, é o tal do Karma! Hunf! Ninguém pode ser tão bonzinho assim nessa vida!). Ah, tem aquelas que acabam descontando a frustração em compras (né dona Anna Oh!? Espero um post sobre a indecência financeira que fizemos quarta, hahaha!).


E tem aquelas que fazem guerra fria. Essa modalidade pra mim é a pior, composta de uma mistura dos provérbios "a vingança é um prato que se come frio" com "quem perde a cabeça perde a razão". É quando alguém nos irrita, e em vez de ir lá e tirar satisfações como boa barraqueira, fica aquele clima estranho, onde tudo aparentemente continua normal, mas com pequenos ataques ao longo do dia. Pode acontecer também quando sabemos que o poder de revidar do adversário é tão bom quanto o nosso ou quando prudentemente não sabemos desse poder. Então começam as pequenas alfinetadas, a análise de reações, os atacados agindo como se não fossem atingidos enquanto os atacantes fingem que não o são. Ah, o papel de atacante e atacado muda frenéticamente durante esse processo. Ok, exemplo pra explicar:


O moço vai sair num dia que você queria é ficar juntinho. Você, em vez de fazer qualquer coisa. fica quieta, emburra e tudo o que sai é um: "Claro, amor!" Pobre rapaz. isso ainda vai voltar pra ele, se duvidar, na semana seguinte. Mamãe não quer que eu saia de casa. Eu falo que vou sair mesmo assim. Em vez de continuar daí, começa o jogo: é uma história do tipo "tinha uma mulher que tinha uma filha que foi má com ela. Um dia ela caiu e morreu.", uma chantagenzinha, um elogio à pessoa que sabe e que a outra odeia, e por aí vai. O ruim dessa modalidade é que ela só bota na panela de pressão toda a raiva, que vira ódio, distância e ressentimento, um bolo de pequenos desgostos que no fim torna-se quase impossível de se desenredar. Resultado? Entre os mais tranquilos, afastamento das pessoas sem motivo aparente. Mas tem sempre a chance de acontecer o barraco master, aquele que precede o fim do mundo, e deixa os quatro cavaleiros do apocalipse embasbacados com a capacidade que cada pessoa tem de falar o que por muito tempo foi aperfeiçoado no coração. O ponto onde a chance de se sentar e racionalizar, conversar com calma, já ficou pra trás, minutos depois do início da guerra fria. No final, restam entre mortos e feridos, pessoas conduzidas unicamente por seus sentimentos, que são impossíveis de serem domados ou trazidos à razão, machucadas e mais infelizes, depois de tanta amargura, tempo dispendido e o senso de perseguição. No final, isso tudo vale a pena?

*Meme passado pela Anninha Oh! (adooro!)

Regras:

Escrever uma lista com 8 coisas que sonhamos fazer antes de ir embora daqui;
Convidar 8 parceiros(as) de blogs amigos para responder também;
Comentar no blog de quem nos convidou;
Comentar no blog dos nossos(as) convidados(as), para que saibam da "intimação";
Mencionar as regras

Oito sonhos...

1- Sair de casa e nunca mais voltar! Não é por revolta não, é mais por medo da encheção de saco se eu voltar;
2- Ganhar a vida com ciência, ser cientista meeesmo, e no Brasil ainda! (tá mais pra delírio que sonho né?);
3- Montar um quebra-cabeça de 5000 peças sozinha;
4- Mochilar pelo Brasil, Japão, Europa e onde mais conseguir fazer aprovar o meu visto;
5- Tá, eu vivo falando que vou morrer sozinha, solteira e com um monte de gatos, e agora com a carreira sugerida pela Anna de antropóloga sexual, mas gostaria de me provar errada (espero que não na parte do sexo!);
6- Ter uma casa que dê pra eu ter cãezinhos e gatinhos e peixinhos e tartaruguinhas e coelhinhos e vários terrários com sapinhos e outros vários bichinhos! =^..^=
7- Queria fazer a diferença na vida de alguém. De verdade, daquele tipo que faz a pessoa melhorar, se lembrar com carinho depois de muitos e muitos anos de mim... creio que isso é imortalidade.
8- Ah, falar fluentemente francês, alemão, italiano, japonês e espanhol, nessa ordem!

Ok, pessoas lindas pra responderem o même:

Mariana Valente, aqui da casa mas tem no Prêt-à-porter
Bridget Jones, do Sou pára-raio de doido
Cansei de xuxu,
Maica, do Baton Vermelho e Minissaia

E por enquanto é só, adoreeei o meme!!!! Bjus Anninha!

14 comentários:

BelaCavalcanti disse...

gente, vcs escrevem muito bem, um etilo gostoso, quase prosaico. Imagino vcs como garotas legais, cheia de energia legal pra passar -e olha que eu sou CHATA pra elogiar.É vero :) mas de tudo o que vcs falaram, existe uma máxima que dela não se escapa: "no fim sabe que a pessoa vai pagar por tudo o que fez". PAGA... paga, sim. E nem depende de sua super vontade que isso aconteça...É apenas a lei natural da vida. É assim que funciona. De uma maneira ou de outra.
beijos pra todas! E quando vierem pra europa, ja tem casa na suiça - só não pode trazer gato, ta? IHHH detesto! Sou adepta de, no lugar, ajudar uma criancinha pobre...

Andreas Ribeiro disse...

A pior reação ante uma declaração perturbadora, é o silêncio!

Podemos aguentar muitos xingamentos, escandalos, pitis e etc... mas quem aguenta o silêncio em uma sitação tensa...

e quem consegue viver bem estando calado sempre??

Guerra Fria e Guerra muda!! um problemão


Bjos
Andy

Bem Resolvida disse...

cara...quem opta por esse estilo tá colocando pimenta no tempero da comida. Uma hora tú vai dar uma garfada e vai arder tudo na boca!!

Esse tipo de coisa coloca veneno em uma relação. E pra quem não sabe VENENO MATA!

Deus me livre. Quem me irrita ouve um fora na hora! Nem espero o tempo esfriar...solto tudo no calor do momento mesmo!!!

Beijos!!
Os detalhes da realização de minha deliciosa fantasia com a "prima" já está lá...e com fotos :P

Beijos!!

Blogueira Master disse...

Por isso q eu sou a favor de abrirmos o jogo qdo algo vai mal. Dá menos dor de cabeça para ambos os lados. Picuinha só é bom qdo não é com a gente :)) Bjs

*•·• -=|KÅ|=- •·•* disse...

[eu adoro os meme's] hehehe

Mari, vc quer comprar o zoológico??? =D heheheehheehheh
Pra sua coleção de bichos, estou doando miha irmaã, quer??? hahahhaha

Anônimo disse...

O texto é muito verdade. Guerra Fria é a maneira mais calculista, e mais devastadora, na minha opinião. Quando se expõe de uma vez, tem como resolver! :)

Eee, brigada pelo meme!!! Adorei tuas respostas! Tbm quero viajar pelo mundo, ter todos os bichinhos que puder em casa, ser poliglota e muito viajada! :D

Beijocas!
Xu

Marie Curie disse...

Belacavalcanti:Menina, esses seus elogios me fizeram ganhar o dia! Muito obrigada, vc é uma fofa! Mas eu acredito que mais hora menos hora pagamos sim, só que eu acrescento uma pitada de "aaah, quero q se ferre meeesmo" no finzinho, huahauhau!
Andreas: Pois é, esse silêncio maldito que me machuca. Eu ainda, que tenho sangue quente, prefiro que me amem, me odeiem, mas nunca aparentem indiferença. Dói, pô!
Bem Resolvida: primeiro: AMEI o seu relato! Já até comentei no seu blog, ô delícia, haha! Segundo: realmente, agir como se nunca fossemos sofrer consequencia de ato nenhum, sejam bons ou ruins, é muita inocência!
Melissa S: exato, como disse a Mariana Valente, nada como uma DR pra espantar as minhocas da cabeça.
Karina: Amo memes tb, mas td mundo só dá pra Anna, huahuhau! E eu amo bichinhos sim, mas só aceito a sua irmã se ela for auto limpante e tiver um botão de mute, obrigada! hehehe!
canseidexuxu: De nada, flor, passar memes é uma forma deconhecer mais as pessoas! E guerra fria sempre acaba em ressentimentos eternos. Vide EUA x ex-URSS. Bjus!

*•·• -=|KÅ|=- •·•* disse...

Se ela tivesse botão ON OFF eu tbm n me importaria em ficar com ela aqui em casa!!! haahahhahahaa

BelaCavalcanti disse...

MARIE CURIE: Sou fofa nada! Eu sou muito chata kkkkkk mas sou hiper sincera e aprecio que os outos sejam objetivos e diretos comigo tambem. No mais, não é elogio, não. O blog é 10.
Ps: mas sem essa de "aaah, quero q se ferre meeesmo..." deixa "nenguinha (o)" cavar o proprio caminho, senão o carma voltapra tu ! kkkkkkkkkk beijo!

Mariana Valente disse...

Olha marie querida, eu sou adepta a soltar os cachorros na hora... nao consigo disfarçar a brabeza e só optaria por uma guerra fria se uma uma vingança muito malévola MUAHAHAHAHAHAHAH! mentira, como eu disse no meu post ai embaixo eu adoro DR, falo tudo no momento em que acontece e despejo mesmo!

E eu vou responder o meme, to devendo o pimenta que a Anna me passou, mas vou postar td, prometido!

beijos linda, adooooro vc

Anna Oh! disse...

Agora eu vou dar a cara a tapa: eu faço guerra fria. Não com orgulho, mas qm me conhece sabe q é o meu modo de lidar com as coisas. É pq eu fico muito puta na hora e, se falasse tudo, sairia um turbilhão de coisas desconexas. Na guerra fria dá pra torturar o outro um pouco enqto se pensa bem no q vai ser dito.
E, por mais cruel q seja, tem seu lado bom...

agora joguem os tamancos!!!!!!!!

Lari Bernardi disse...

Eu engulo muito, sabee... vou guardando guardando...
até explodir...

Agora guerra fria é desumana. É cruel demais. Por mais vontade que eu tenha de fazê-la algumas vezes minha sensibilidade nâo permite.

;*

Marie Curie disse...

Karina: Hum, onde instalaríamos esse botão... quando meu primo me enchia o saco a gente enfiava o menino dentro de um colchão e enrolava ele. Tente essa tática com a sua irmãzinha!
belacavalcanti: Hum, é que eu ainda não atingi esse nível de iluminação... então praguejo meeesmo! Bjus!
Mariana Valente: Ah, DR é bom mesmo! Bjus flor, e precisamos fofocar via MSN! Ah, se eu tivesse grana, daí te ligava logo! Bjus!
Anna: Tamancada na Anna! Hunf! Ah, visão das trincheiras inimigas, qual a vantagem de se fazer guerra fria? Por que quando eu fico tentando pensar em algo mal pra falar, na hora sai tudo ao contrário... bjus linda e tks dnovo pelo meme!

Anônimo disse...

Meu lindo mesmo!!!
Adorei!