segunda-feira, 21 de julho de 2008

Vaidade é Feminilidade?


Se aqui me encontro para dissertar um pouco do que vivi durante todos estes anos acerca da temática mulher, que pessoa mais sábia a escrever sobre ela do que eu? - A Biscavó.
Pois é, presenciei anos de guerras e novas construções da humanidade, e como afetou o gênero feminino! Retalhos a serem costurados para contar o processo de constituição deste espécime maternal e multifuncional. Sim, sim! retalhos. São escritos ali e aqui de participações, manifestações, e por que não novas receitas culinárias e várias formas de atingir o orgasmo?

Mas já basta de introduções, hoje quero mais é falar (ou escrever) sobre a mulher em qualquer um. Lado feminino para quem possui, e Feminilidade para quem pode. Fico em condição pasma ao encarar situações em que um dito “metrossexual” se vê questionado a respeito de sua vaidade fora do padrão masculino-viril. Em um outro dia assistia a um programa de tv para jovens em qual entrevistavam uma banda de rock. Nesta os músicos comentavam sobre sua aparência e vaidade. É que chega a pergunta do cabelo, e eles contavam que sua CHAPINHA foi apelidada por um nome Masculino (que agora me foge a memória... Marcos, Chicão, algo do gênero). Fica notória a própria negação do objeto feminino A Chapinha, que até diminutiva é. Tornando-a um objeto masculino, é menos “gay”.

É aí que está, será que a vaidade é do âmago existencial feminino? Pela biologia, creio que não. A maior parte dos machos possuem maiores atributos visuais para atrair a fêmea, vide o Pavão. Imagine o homem vestido com uma plumagem toda colorida e brilhosa? O homem hoje tem outra forma de chamar a atenção do sexo oposto, ressaltando sua VIRILIDADE. E o que seria isto: músculos bem trabalhados, uma perna torneada, um volume maior aqui e ali, etc. A Força (potência) é o que o acaba definindo como atrativo. (... Sei.)

O intuito de assumir ser mais vaidoso, além do ato narcísico, lhe faz menos homem por que a vaidade na nossa espécie está ligada ao feminino? Qual vaidade? – o de cuidar da pele, pêlos, cabelo, músculos bem trabalhados, perna torneada, volume maior aqui e ali. ÊPA! A vaidade feminina e masculina se equiparam em várias categorias.

É o excesso, então. Cuidar demais do cabelo é feminino. Cuidar demais dos pêlos é coisa pra mulher. Creme pra pele, “vixi, se for homem é viado”. Transviar esta sistematização da vaidade é complexo, digno do ser humano. E não adianta apontar o dedo achando que este pensamento machista foi ditada por homens. Muitas mulheres também pensam dessa forma. Se não a maioria!

É complicado entender o homem com interesse mais nele no que na mulher, mas o egoísmo sempre esteve nas principais características do homem machista. Seria esta uma evolução?

As mulheres estão se deparando com homens mais egoístas, os egocêntricos. . E isto até pouco era direito delas. Mas que reviravolta. A vida isolada na cozinha, cuidado dos filhos e da casa, alimentando peixe e papagaio, lhe dava o direito de ser egocêntrica e frívola. Hoje eles também podem, mas pega mal.

Falo de homem. (Ui!) Mas o tema é feminilidade, a qualidade em ter características de mulher, ou pra quem pode. A gente sabe que sexualidade e vaidade só rimam, e não necessariamente tem a ver um com o outro. Vale aqui pra estrear minha presença com este pequeno debate.
Quero saber de vocês, mulheres e homens: vocês ”tão podendo”?

4 comentários:

Anna Oh! disse...

Olha, isso eh post pra se pensar bastante, hein?
Acho que vaidade tem uma ligação muito íntima com a auto-estima de cada pessoa, e a forma de se arrumar (uns mais, outros menos, cada um ao seu estilo) tb conta mto.
Creio q, da mesma forma que um cara que se arruma demais é olhado torto pelos outros, uma mulher que não se arruma o é. Há uma construção social, de papéis sociais q nos condiciona a "prever"comportamentos para os outros, daí vem a raiz d mtos preconceitos.
Acho que todo homem tem seu lado de "feminilidade", assim como a mulher tem seu lado de "masculinidade", mas isso nada tem a ver com a opção sexual. É legal o que o Jung fala sobre Animus e Anima... Anima seria a parte feminina e Animus a masculina; temos ambas dentro de nós, mas às vezes uma se sobressai a outra... e isso naum determina em nada a escolha do parceiro sexual! É parte constitutiva do ser, da personalidade.
Bom, um cara pra usar chapinha, creme, isso e aquilo e estar pouco se ferrando pros outros deve ser mto bem-resolvido; se ligar pro que falam, vai continuar o "homem-das-cavernas" q mtos metidos a machões encarnam até hj.

Andreas Ribeiro disse...

Eu acho que há sim uma diferença intrínsica ao ser humano no quesito vaidade... Mulheres são mais vaidosas.
Porém, o que não exclui dos homens terem a sua vaidade sem ser viadagem. hehe
Mas é pouco comum, tenho uma teoria de que as mulheres são naturamente mais "propensas" à beleza (assim como tem espécies em que o macho tem essa função).
Portanto, vaidade e femilidade estão ligadas sim, mas não é uma exclusividade delas... mas creio que essa vaidade continue sendo muito mais aflorada nas mulheres e acho que isso não tem que mudar, vivam as diferenças de Gênero.

Ae biscavó!!!! be welcome to the blog.

Bem Resolvida disse...

As pessoas já se acostumaram com o "homem bronco", que quando eles passaram a cuidar mais da vaidade já não eram mais heterossexuais, mas metrossexuais. O mais incrível é ver homens usando esse termo para eles mesmos.
Claro que te muito gay vaidoso, mas tbm tem muito homem macho vaiodoso e metrossexual é o cacete!! RS
Vaidade não é feminilidade, a sociedade que estava acostumada só com mulheres vaidosas, mas os homens estão aí e não tem problema nenhum nisso...o que importa é a auto-estima lá em cima!!
Bjs

Fuego disse...

Oi!!Em primeiro lugar, bem-vindo!!
Eu acho que a feminilidade é mais um estado de espirito/emocional/pscicológico do que biológico. A pessoa nasce com seu lado feminino mais, ou menos aflorado, independente do sexo físico. Mas as pessoas tem mania de fazer de tudo um tabu, né?

E no mundo, as pessoas pensam que vaidade é algo exclusivamente feminino, coisa que não é, assim como pensam que mulheres não devem gostar de futebol, e nem homens passar roupa...

É, fazer o q?
O mundo tá todo errado
As pessoas ainda são muito ignorantes!!