sexta-feira, 4 de julho de 2008

Cinema a um

Foi-se o tempo em que o cinema era a deixa perfeita pra levar a pessoa amada, o flerte, ficante ou afins. Foi-se o tempo em que o cinema era destinado aos casaizinhos com todo o romantismo possível. Foi-se o tempo em que eu acreditava que cinema tinha clima de romance.
Depois você acaba descobrindo que o escurinho do cinema propicia um ambiente legal pra sacanagens de todos os tipos; descobre também que não é só você quem faz, e que aquela galera que migra lááááá pra frente ou que se esconde num inacreditável cantinho pretende aproveitar do escuro muito mais que o filme.
Daí, bem depois, você nota que muita gente vai ao cinema sozinha. Olha a pessoa com pipoca, refri e, ei, cadê o par dela? Não há par!
Poder ir ao cinema desacompanhado parece ser mais um hobby dos solteiros atualmente. Particularmente, me assumo como adepta a essa mania de longa data.
É fácil, em uma sessão como a de Sex and the City, com predominância de público feminino, algumas mulheres contavam com a companhia de amigas, mães, até avós (!!!) e, várias mulheres estavam sozinhas. Às vezes uma em cada canto, outras acabavam conversando durante a espera – que tocam aquelas músicas detestáveis de elevador...
O fato é que não se estranha mais a prática do cinema a um; não há tantos olhares tortos, nem interrogações, nem pessoas abismadas perguntando se não dá um vazio, uma sensação de abandono.... ah, não dá não. Abandono é quando você não busca se divertir, esquece de vez aquelas simples coisas que te dão prazer, como um cineminha.
Bom, meninas... e vários homens assumem-se praticantes do cinema a um... hmmmmmm.
Seja pelo hábito, pelo vício ou por ser cinéfilo mesmo... seja pelo gosto de aproveitar momentos consigo mesmo, acho o cinema a um uma ótima oportunidade. A arte sempre nos surpreende.

14 comentários:

Anônimo disse...

Oi Anna

Concordo plenamente, cinema com companhia é bom, mas cinema só tb é bom! Já fui sozinha e sempre que tiver afim irei!!! Ué!!!

até mais

Andreas Ribeiro disse...

Tenho um amigo que se utiliza dessa prática comumente...

Eu assumo que tenho um certo bloqueio quanto à isso... nunca fui no cinema só, mas acho que posso fazer um teste!!

Mas cinema acompanhado é sempre bom (e pode ser com amigos, amigas, namorada, ficantes ou não...)


Ótimo post anninha!!!
Beijoss

Felipe Francesco disse...

Sou adepto do cinema a um e gosto bastante...se for um filme que exija atenção é até melhor. Será que já dá pra fazer um encontro dos amantes do cinema a um? :)

Heloisa Emy disse...

Tudo está mudando mesmo hoje em dia, não é mesmo?!
Cinema não é coisa mais de casalzinho, é arte! E arte se vê só, se vê junto, se juntam pra vê-la... porque arte, ah, arte é tudo!

Ótimo texto!

um beijo.

Wagner disse...

Nossa..saudade de passar aki...As férias chegaram! Então! eu tenho o hábito de ir ao cinema by myself desde a época do colégio...sobretudo porque era um adolescente mais soturno, aquele tipo que ouvia rock, senta ao lado da parede, tenta entrar na parede quando possível, uhauhau, Bom como um bom cinefilo não tenho o maior problema quando aos fatores periféricos ao filme...Alias, sabado vi agente 86, achei tri divertido...Steve Carrel é uma figura hilária...Beijos pra ti!

Anônimo disse...

Ah eu vou só ao cinema, ao teatro...

Nem ligo..

hehe

Bjos

Rebeca
www.doavesso.com

Anônimo disse...

Eu tenho vontade de ir sozinha às vzs...mas me bate uma certa vergonha, apesar de achar o máximo quem vai " a sós"...

Unknown disse...

Adoreei!!
Concordo plenamentee com vc!

Parabens! Mto criativaa!

BejOs!

Ray disse...

- saisoiasoiaosisa
foi si o tempo mesmo, mas ainda soh adepta da antiga maneira, e adoooooro

=X

aosiaisoaisoaisoais
mas nd melhor qe um cinema com as amigas, né? coomo pirações, risadas e td maais

beiijos

Tinha disse...

Cinema tá caro.
Canto escuro por canto escuro, a escada de serviço é uma beleza... Pagar por pagar, um pouco mais de investimento e um motelzinho vai bem.

Sou cinéfila e não suporto nem que me peguem quando eu estou vendo um filme. Até vou acompanhada, desde que não se incomodem com minha pose de múmia paralítica. E quem for comigo, tem que prestar atenção também, porque se rolar o clássico "ele disse o quê", eu sei o que ele disse, mas a pessoa vai morrer e não vai saber por mim... Mas sei lá, cada fanático com seu ritual...

Anônimo disse...

Cinema hoje é a solução para aquele dia que queremos fazer algo, mas você não acha ninguém. bjs, estou de volta. Re

Unknown disse...

Verdade... Ir ao cinema sozinha é ótimo! Pra mim que não tenho q aturar gente cochichando do meu lado, cutucando e ainda vejo o que eu tiver a fim!

Fuego disse...

Ir no cinema sozinha eu nunca fui
pq faz tmpo q eu num vou no cinema anyway...

mas ir no shopping sozinhaaa

ADDDOOOOROOO

msm pq ngm tem paciencia pra passar 4 horas na livraria comigo
ashahsuahsuahsuahsuahsa

Silvano Vianna disse...

Poxa, cinema sempre é bom. Gosto de cinema a um justamente para me curtir mais, pensar mais sobre o filme e muito pra observar e pensar o que se passa na mente das pessoas nesse momento [acho que estudar psicologia me levou a isso], tem um tempinho que não faço isso, mas to querendo praticar mais de novo.
Gostei dos textos.
Abraços!