segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Meninas-mulher

Tá, pode me chamar de velha, de moralista, mas eu vou falar: o que raios anda acontecendo com as meninas desse Brasil?! Gente, eu sou da época em que meninas de 13, 14 anos e vestiam como tal e que se portavam como meninas. Existia a infância, a hora que a gente virava mocinha e depois sim uma adolescente cheia de hormônios a flor da pele.
Agora me explica por que eu olho na escola em que eu estou fazendo estágio e vejo meninas de 15 anos com decotes (de seios ainda nem bem desenvolvidos) e maquiagem de p...! a plena luz do dia? Eu já tinha medo daquelas menininhas que fazem concurso de beleza. Ninguém com menos de 10 anos deveria saber usar cílios postiços, laquê, base e corretivo!

Em vez de me sentir com raiva, eu fico triste por elas. Não digo que sou saudosista pensando que quando a gente é criança tudo é mais legal, por que em cada fase tem suas vantagens e desvantagens (que nem quando se é criança: você não podia comer doces e tinha que bater nos coleguinhas da escola pra garantir uma maior quantidade de açúcar. Na adolescência você pode comprar todo o chocolate que puder, a não ser pelas espinhas), mas cada fase existe para ser vivida e para se aprender um bocado de coisas que formarão quem você é.
Sinceramente, não acho que meninas de 13 anos têm maturidade para lidar com um relacionamento sexual sério. É preciso passar pelas paixonites, escrever poemas e cartinhas, quebrar a cara, descobrir que não existe príncipe, se apaixonar por algum músico da época de gosto duvidoso, tudo isso é muito necessário. Pois quando você vai ficando mais velha, aqueles "ensaios" de adulta acabam sendo úteis. Não significa que você vai sofrer menos, só que você estará mais preparada para isso.
Hoje eu vejo menininhas que na minha época estava mais preocupadas com boy bands e explorando o uso de gloss sendo assediadas por meninos e homens bem mais velhos. Argh! Ou umas que já dormiram com meia dúzia antes de reparar que isso nem sempre é legal ou seguro. Um aviso para vocês, meninas: não é se maquiando com todas as cores do arco-íris e usando uma calça tão colada que mostra os pentelhos que você vai se tornar adulta-posso-tudo-mamãe-não-enche. Antes haviam as festas do pijama (ainda tenho amigas que vêm em casa só pra dormir, comer pipoca e assistir filme velho), hoje tem as matinês ou baladas mesmo, entrando às altas da madrugada com vodka e tudo. Tinha uma amiga que falava que tinha que ser muito mulher pra encher a cara, por que quando você ficasse sóbria você deveria encarar as consequencias de ter subido na mesa ou ficado com um cara muuuuuuuito feio como uma boa mulher.

Buscam tão rapidamente passar de meninas à mulheres, sem saber dos riscos. Eles existem, meninas. E não falo só dessas aí em cima, mas daquelas que do nada se vêem tendo que amadurecer rápido, seja por um filho cedo ou por algum problema familiar grave que, de repente, faz com que essas meninas tenham que tomar conta da casa e levantar os próprios recursos para sobreviver e cuidar dos outros. Essa é a opção em que a menina não escolhe, acaba sendo obrigada a crescer.
Pergunte a qualquer uma dessas meninas se elas gostariam de ser, enfim, meninas.
Acho que depois desse desabafo, só posso pedir às futuras mães e pais que lêem o blog para pensar em como é importante para essas meninas que vivam o que as idades delas esperam, e se disporem a fazer o possível para preservar essas meninas, até que estejam maduras para serem mulheres em toda a sua exuberância!
E lembre-se que maquiagem acaba com a pele. Quanto menos usar (e mais tarde na vida as meninas resolverem usar), menos detonada a pele fica.

Viva ao uso consciente da maquiagem!!!
Beijos da Marie!

31 comentários:

S disse...

Concordo com vc e entendo que o que disse aqui não é moralismo ou o que quer que seja, mas sim uma observação importante. Realmente está tudo muito precoce, as meninas estão "pulando" etapas importantes e necessárias. Acredito que a culpa maior são dos pais, estes não estão educando direito seus filhos, tanto que assistimos a uma bagunça... Falta de respeito, amor ao próximo, violência e irresponsabilidade... Que o diga os professores nas escolas. Isso precisa mudar! Não digo voltar ao autoritarismo de antigamente, mas há que ter meio-termo, limites são necessários! Ótimo post... Bjoss

Penny Lane disse...

ixi, já fiz vários post's sobre isso.tb não entendo.comigo pelo menos não foi assim.adoraria ter meus 13/14 anos para brincar de boneca,não ter responsabilidades...mas hoje está tudo assim.meninas de 10 com tinta no cabelo,piercing,roupas curtinhas beirando a vulgaridade,e maquiagens pesadas, fora os namoros, que andam pulando muitas fases e indo direto ao que deveria ser pensado e repensado...

é lamentável ...

adorei o post ^^

bjs

Fran disse...

Menina, adorei esse 'desabafo'.
Vejo essas meninas fazendo esses absurdos e penso: nessa idade eu ainda brincava de boneca!

Beeijos!

Anônimo disse...

Ta certo sim, tudo muito cedo hj em dia, as crianças nem são crianças e já se sentem adultos, as meninas vivem a sedução muito cedo...sei lá acho q o mundo tá de pernas pro alto

Pattinha disse...

Eu me lembro quando aos 9 anos meu pai me fez lavar o rosto porque o batom estava muito vermelho, hoje parece que os pais perderam a noção completa. é a diminuição do tempo de infância, coisa que a internet, a informação fácil, a tv, estão fazendo, mas mesmo assim nada me tira da cabeça que a culpa é de quem educa em casa.

beijos

Tânia Nascimento disse...

sim eu tenho 12 anos . tenho todas as maquiagens imagináveis , passo desde dos 10 anos , mas a verdade é qe hoje enjoei disso , eu vivi isso tão cedo qe agora quando as minhas amigas estão usando eu não acho mais graça nisso , e eu não acho que seje isso culpa de um ou de outro é de toda uma sociedade que nos força a amadurecer tão cedo . e os pais eles são os mais frágeis nessa história , porqe com eles era totalmente diferente e com a gente se eles não permitirem nós fazemos sim escondido então eles buscam a nossa confiança , agora me diga que reação ter ? se pérmite e tem a confiança do filho é liberal demais se não deixa o filho faz escondindo se passa por largado e o pai por careta .
a verdade gente é que nos dias de hoje nonguém sabe mais como agir , porque não há mais auele respeito que existia antigamente e seu sei disso e posso afirmar com toda certeza porque eu estou vivendo isso , eu conheço cada emoção dessa . e eu acho que a melhor escolha dos pais é serem amigos dos filhos pelo menos assim eles sabem o que os filhos estão fazendo e podem orienta-los .

bjks divã

Anônimo disse...

De fato as meninas estão se erotizando muito cedo. É lamentáve!
Mas, mais lamentável é ver homens mais velhos e mais maduros (pelo menos teoricamente)se "aproveitando" da inexperiência alheia.

Na semana passada estive num seminário sobre exploração sexual infantil e é triste ouvir relatos de histórias de meninas (e meninos) abusadas por pais, avôs, padrastos. Quando se trata de adolescente ainda tem um agravante: é muito comum a vítima se apaixonar pelo autor do abuso.
Bom, mas este é um assunto para um post inteiro, né?

beijo rouge

Dani

Myself disse...

Isso também me assusta.
Na volta do meu trabalho passo em frente a uma escola, e de vez em quando vejo as menininhas pré adolescentes falando cada barbaridade e também com cada pedacinho de pano...

Marie Curie disse...

Gente, muito obrigada pela compreensão! Eu estava até com medo da repercussão!

Recantos:Eu acho que a amizade entre pai e filho seria legal.. mas não pode esquecer que os pais já viveram muito, então ser amigo não significa deixar tudo, mas saber se impor quando precisa. Coisa difícil, aprender essa dose...
Páginas da minha vida: Cara, eu era apaixonada pelo Kevin dos Backstreet boys! Escrevia "Marie Richards" em tooodos os cadernos!E era muito feliz assim, curtindo um pouquinho de cxada mundo, o da criança e da adolescente, quando se é mocinha!
Olhos e pensamentos: nossa, esse papo de sedução infantil me deixa bolada... é muito desrespeito com uma criança!
Patrícia: Meu pai não deixava eu sair de casa de batom escuro de jeito nenhum! Só usava gloss e aquele batom em forma de morango, lembra? Bjus!
Becka: Legal a sua opinião! Você amadureceu cedo e sabe disso, então a pessoa vai ficando "velha" antes do tempo... quanto à sociedade, eu acho que ela força mesmo a amadurecer cedo, mas são os pais uma força que deve tentar segurar. Na minha época tinha criança dançando axé que nem louca, mas meus pais tinham consciência de até onde era permitido. Sempre vai existir um choque de culturas entre pais e filhos, a situação do pai é a de mediador entre o mundo e a menina. Eles são frágeis sim, mas precisam da responsabilidade e, como você disse, respeito! Bjus!
Pontorouge: Opa, escreve um post no seu blog sobre isso! Eu me interessaria muito em saber o que rolou nessa palestra. Esses caras que fazem isso, na minha opinião, são uns nojentos! Argh!
Drunken: Não é bizarro pensar que algumas delas conhecem mais posições do kama sutra que você? Medo! Bjus!

Anônimo disse...

Eu trabalho em um salão e sou obrigada a usar maquiagem todos os dias... dá pra sentir a diferença quando fico 2 dias sem maquiagem! A pele fica mais viva, me sinto mais bonita... e meninas, que podem e "devem" andar sem muita maquiagem, vivem entupindo seus poros com toda a porcariada disponível no mercado! Hnf. ¬¬

disse...

Primeiro, amei o blog... segundo, assino embaixo deste post.
Menina, tá td perdido. Confesso que até comecei com uns rolinhos mais cedo, mas essa peruísse que andam essas garota me assusta.
Tá, o que vai sobrar pra elas fazerem quando tiverem mais velha?

Adorei... já vou seguir.
Beijokas para vcs e boa semana!

Sarah disse...

realmente tb me assusta e mto, hj em dia a infancia parece algo ridiculo e tolo, ja se tem q ser adulto cedo, mal sabem elas a saudade q vao sentir dessa fase nao vivida,

Andreas Ribeiro disse...

Marie!!!

muito bom!!! realmente, a situação beira o absurdo insustentável!!!

Fato que eu acho que essa geração está chegando aos limites (infelizmente) e acredito que terão alguns retrocessos nas próximas gerações....

E torcemos para que entre alguma coisa nessas cabecinhas que sabem de tudo mas não manjam nada!!!

Bjos
Andy

PS. I'm still alive!!!

Déia disse...

Concordo com vc!!

E tb fico triste!

Tem tanto tempo pra ser adulto.. se elas soubessem como é bom ser criança!!! né?

Talvez qdo descobrirem, será tarde demais!

bj

Unknown disse...

Onde eu assino?????

Concordo com vc em gênero, número e grau!!

beijos

Luh

Desabafando disse...

adorei seu desabafo, concordo plenamente com tudo que vc disse! Conheço muitas crianças da época em que fui professora voluntária....tenho algumas no meu orkut e fico impressionada....os pais dão computadores e cameras fotográficas...e algumas postam fotos de quase um ensaio sensual...de tanta maquiagem, caras e bocas e posições. Fico abismada. E pensar que eu era tão ingênua na idade delas.

Marie Curie disse...

Daiazinha: Pois é, maquiagem é lindo mas causa uma dependência da pele... fora o tempão que tem pra por, tem que ficar olhando pra ver se está tudo no lugar. Um saco! Bjus!
Dê: Ah, com 25 estarão fazendo meias de tricô. Queimar etapas dá nisso, acaba ficando velha e rabugenta mais cedo! Bjus!
Sarah: Nossa, ser criança é muito booom! Eu me divertia com tão pouco... hoje já é mais difícil. Bjus!
Andy: Pois é, em geral rola um ciclo dos comportamentos, que nem a volta da moda de casar virgem. E vê se aparece mais aqui, senão vai rolar uma surra em praça pública, seu Andreas safado! Hunf! Bjus e palmadas em vc ^^
Déia: pois é, é fogo! Bjus!
Luh: Opa, assina aqui mesmo, ahuahua !Bjus!
Desabafando: Opa, coleguinha de profissão! Pois é menina, você viu o que eu vi. Cara, menininha sem cabeça+inclusão digital= ensaios sensuais meeeesmo! Medo!

Morango sem chantilly disse...

Moça, adorei o post. Também fico triste por essa geração aditivada a hormônio de frango embalada pela sexualidade precoce. Ao s 12 anos de idade, eu era magrela, só podia usar algum gloss de fruta e brincava de queimado e taco com a meninada da rua.

Unknown disse...

Maquiagem com consciência!
Adooorei isso!

Sabe, sou professor de inglês e tenho umas tantas alunas assim nesse estilo de vida moderninho e, sinceramente, acho péssimo.

Elas tentam crescer tão rápido que perdem a melhor fase da vida e quado se dão conta, estão grávidas.

Enfim "/

Penny Lane disse...

tem selinho pra vc lá ^^

bjs

CriticoTudo.com.br disse...

Concordo muito com tudo!
É patético ver essas meninas crianças assim...Já me assustava com o que via no dia-a-dia e fiquei ainda mais assustada quando vi vídeos de moças novas caindo no chão, na porrada mesmo, por causa de homem...GENTE! O que é isso? Eu brigava com minhas amigas pelo poster do Hanson ahaha!
É triste, sinto pena, mas sinto raiva dos pais que deixam isso acontecer também. Se houvesse um limite dentro de casa...
Só digo uma coisa: essa procura para ser logo uma mulher, esta toda errada! Não é nunca com os peitos de fora, maquiagem forte, transando com todos, que uma menina vai se tornar mulher, é bem mais do que isso.
E por sinal pq já querer ser adulta? Aproveita enquanto pode não pagar contas, não assumir responsabilidades, comer a vontade, curtir com os amigos a vontade...Tá louco!

CriticoTudo.com.br disse...

Concordo muito com tudo!
É patético ver essas meninas crianças assim...Já me assustava com o que via no dia-a-dia e fiquei ainda mais assustada quando vi vídeos de moças novas caindo no chão, na porrada mesmo, por causa de homem...GENTE! O que é isso? Eu brigava com minhas amigas pelo poster do Hanson ahaha!
É triste, sinto pena, mas sinto raiva dos pais que deixam isso acontecer também. Se houvesse um limite dentro de casa...
Só digo uma coisa: essa procura para ser logo uma mulher, esta toda errada! Não é nunca com os peitos de fora, maquiagem forte, transando com todos, que uma menina vai se tornar mulher, é bem mais do que isso.
E por sinal pq já querer ser adulta? Aproveita enquanto pode não pagar contas, não assumir responsabilidades, comer a vontade, curtir com os amigos a vontade...Tá louco!

*Cah Simon* disse...

é verdade Marie... eu pego pelo exemplo da minha irmã de 15 anos... ela usa muuuuuita maquiagem...

e qnd eu era menina, nossa, naum queria saber dessas coisa, era soh o gloss mesmo!

acho que hoje a infancia esta curta...
antes eu naum via a hora de fazer 18 anos... agora que jah passei, queria poder voltar aos 15!

aproveitar cada momento é essencial!

beijos querida!

Kesi disse...

O problema é que nessa idade elas já atingiram a maturidade sexual, mesmo não tendo atingido a maturidade emocional. E isso significa muito.
Na época de nossos pais, eles se casavam com 18-20 anos...
Nossos avós com 15.
Hoje, que o casamento vem lá pelos 30 faz a criançada não querer esperar por ele pra certas coisas e resolver começar desde já, já que o corpo está pronto.
Concordo muito com o que você escreveu, mas acho que tem muita coisa que tem explicações por trás...

Outra coisinha, o "brincar" simbólico diferencia uma criança saudável de uma criança autista, por exemplo. Então é saudável quando as crianças tentam "imitar" seus pais, ou os demais adultos que a circundam. Vejo que isso também afeta o comportamento delas. Então as vezes precisamos mesmo dar uma conferida sobre o que estamos fazendo para ser exemplo pra essa nova geração...

Beijinhos

wcastanheira disse...

Belo texto, verdade QUASE inquestionáveis, há pessoas q gostam de abreviar o tempo e aí brincam de gente grande, depois que crescem sofrem com saudades da infância perdida, o tempo jamais volta por isso devemos ter o cuidado de preservar a cronologia dos nossos filhos, parabéns, bjos, bjos, bjosss

Jay disse...

Adorei o post...
E eu realmente sinto muita pena dessas meninas que não sabem o que estão fazendo, que graça tem por exemplo o sexo quando nem se sabe o que é isso. E quando não se sabe o que é prazer , acaba sendo uma coisa sem logica, e eu falo aos 12 anos você não sabe o que é isso.Aos 12 anos eu brincava de boneca e o meu backstret boy era o Howie,( pq sobrou ele) nessa idade a minha relação com os meninos era de olhares timidos e ter vergonha até de pegar na mão. Agradeço muito por ter vivido essa etapa e vou lutar muito para que meus filhos a vivam, porque meninas de 12 maquiadas como p... e meninos de 5 dançando o créu é um absurdo! È dificil educar uma criança hoje em dia, mais essa é a função, dos pais é educar, é dizer o que é certo ou errado, é estar ali, e ver o seu filho, orientar. Pois minha mãe que trabalhava fora conseguiu criar suas filhas com valores que eu não vejo em muitas amigas minhas. O que é muito estranho eu me sinto até meio antiguinha em valores. E é isso os futuros pais atentem muito a sua atenção para isso! Eu pretendo lutar para salvar as etapas dos meus filhos. E seria muito bom para todos se outros pais o fizessem por mais dificil que seja!
beijos...

Pollyanna Carvalho disse...

Adorei o post!!

Tenho pavor das crianças de maquiagem , salto alto, decote e saia curta e etc....

è tão bom ser criança, sem se preocupa , com apência e etc...,Acho ridiculo , esse mini adultos.

Tenho muita saudade dessa época a minha vida.

Deveria existir uma lei que proibisse essas coisas.

E os pais que deixam isso acontecer , deveriam mesmo pensar nas consequencias

Dricka Arouche disse...

Tenho os meus 16,quase 17 anos e sou muito feliz em dizer que curti e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito a minha fase criança/pré adolescente. Corri muito, brinquei muito, curti muito e não nego que ainda hoje adoro correr por aí com a pirralhada aqui de casa. Acho que essas meninas, e meninos tambem diga-se de passagem só fazem isso tudo em busca de aceitação. Mas não sei quem foi o idiota que disse que para você ser aceita(o) aos treze anos você precisa mostrar os peitos, dançar o créu na velocidade 52 sem suar ou ter um projeto de tanquinho [essa é pros boyzinhos fiih] e fazer questao de tirar fotos e postar no orkut pras menininhas e os amiguinhos verem.
Vamos ser criança gente, criança não faz prova difícil, não precisa passar em vestibular, não precisa estudar muito, não precisa se preocupar com os anos que estão vindo a frente, não precisa trabalhar. ...

Bell Bastos disse...

Concordo plenamente com o seu desabafo Marie! E outra, na minha opinião as coisas começam com a mídia. Não que eu seja uma daquelas moralistas que fica colocando a culpa de tudo de ruim na mídia, mas eu vou te dar um exemplo. (Bem ridículo, mas enfim)

Tem uma menina da minha idade que é atriz de um seriado gringo. Enfim, ela tem 16 anos, assim como eu, e já fez até ensaio "sensual" pra revista cara! Eu acho que até por ela ser da minha idade isso me choca tanto. Só que as fãs dela são as meninas de 13, 14 anos, que vendo o que o ídolo faz, querem seguir o seu exemplo... Se enchendo de maquiagem e usando roupas provocantes achando que estão abafando...

Pauline disse...

Olá, Marie. Parabéns pelo post, muito justo e bem colocado. Ainda lembro do dia que mamãe brigou comigo porque usei o lápis de olho escondido para ir ao colégio. E isso que eu já tinha 11 anos...

Sou professora e vejo casos extremos todos os dias, como o de uma menina de 10 anos que já tem luzes no cabelo e esta semana vai ficar ruiva - e conta isso com todo o orgulho do mundo. É uma lástima, para dizer o mínimo.

Nahra disse...

Concordo com Td!!
Brinquei de boneca até os 13..kkk
Acho que tudo tem o seu tempo, mas enfim ta tudo avançado.
Na rua onde moro tem umas mininas de 10 anos que andam com umas roupinhas bem curtinhas, (alias elas são crianças) e passam toda hora em frente a casa do meu vizinho chamando atençao e maracando pra se encontrar escondido. Vê se pode nem sairam das fraudas ainda e ja andam se apaixonando e se pegando por ae. é triste mas e a verdade!