domingo, 7 de setembro de 2008

Quanto vale um eu te amo?


É com essa pergunta que abro esse post. O que é um eu te amo? Na boca de um cafajeste, pode ser uma artimanha para levar moças incautas (e outras que só se fingem para dar logo pro rapaz) para a cama. Na boca de amigos, sinal de amor fraternal, palavras para preencher o vazio ou até, na sua forma mais banalizada, uma forma de chamar a atenção.

E quando pensamos em quem queremos bem? Será que o "eu te amo" tem tanta força quanto uma atitude de carinho? Quando penso que queria muito ouvir essa frase de alguém de que gosto, penso: Ok, se ele falar, o que eu vou fazer com essa frase? Falar para os amigos que "Ah, finalmente ele falou eu te amo?!" Quem sabe, se eu fosse uma menina mocinha (né Anna), eu anotaria no diário esse dia.

Mas como saber o que isso realmente vale? No final, nós mulheres queremos ouvir isso como uma validação de que estamos fazendo tudo certo, de que somos especiais e que, enfim, conquistamos o parceiro. Com três letrinhas, enfim conquistamos o ponto mais alto do relacionamento! "Agora que ele falou isso, eu posso baixar a guarda, me entregar, fazer planos..."

E quanto ao resto? Os gestos, minha gente, os gestos. Estou aprendendo que esses, mais que as três palavrinhas, sujeitas à banalização e ao mau uso por pessoas de má fé (cachorros, isso sim!), é que fazem o relacionamento rolar. É um beijo carinhoso no rosto, um abrir a porta na hora de sair de casa, um gesto, um olhar, uma brincadeira que é pura cumplicidade! É dividir idéias, discutir planos e coisas bobas, que só os enamorados sabem fazer. É pensar do nada na pessoa, curtir as borboletas no estômago quando espera o companheiro...

Enfim, quanto vale um "eu te amo" diante da imensidão do sentimento humano?

"E que seja eterno enquanto dure.."

21 comentários:

Anna Oh! disse...

Bom, o "eu te amo" nunca vem assim, a seco... outras frases preparam o terreno, como "gosto mto d vc", "vc é mto especial", "amei isso q vc fez", tudo um degrau antes do "eu te amo". Acho q vale a pena ser dito, mas ser dito como algo sagrado, como um marco do sentimento. E não dito sempre, mas qdo der vontade ou qdo o motivo chamar a vontade de dizê-lo. Só tenho uma amiga pra quem eu falo; já gastei o meu latim com muitos caras, banalizei o "eu te amo" e hj não faria novamente. Tem q ter motivo. E outra coisa, temq ter silêncio, tem q ter "eu te amo" falado nas entrelinhas, falado nos silêncios e, como foi mto bem salientado no post, tem q ser percebido nos atos.
Adorei a leitura, suaaave, linda.
Bjões

Mariana Valente disse...

Marie querida!!! as vezes eu tenho que comentar antes da Anna pq ela escreve td q eu gostaria de falar po!!! hahaha brincadeira... eu concordo que há uma banalização muito grande dessa frase, com uma comunidade no orkut diz "te amo não é bom dia" acho que a demonstração de carinho e o famoso "brilho no olhar" contam mais do que a frase em si... Há algumas pessoas que não são seguras o bastante pra falar mesmo que sintam de verdade... Pessoas magoadas ou que são novas na "arte de se relacionar" com alguem... O que devemos fazer é ter paciencia pra pessoa se sentir à vontade para poder transmitir com palavras ao invés de ações... Eu já ouvi eu te amo quando era mentira, eu já ouvi eu te amo quando pensava ser verdade (e digo que até hj tenho dúvida se é/era ou não) e eu só digo quando tenho certeza, pois sei o peso que essas palavras tem...
Amei o post, flor!!!
beijocas!

Déia Devi disse...

eu não gosto de "eu te amo" banalizado, dito todo dia... acho que perde o sentido se for dito tem que ser dito de coração.

lembro que o "eu te amo" que disse pro meu bofe nas primeiras semanas que a gente se conheceu foi um.................... (silêncio).............. eu ACHO que eu te amo.....

rsrsrs

hahahahahhah

Anônimo disse...

Que texto ótimo!

Amor, quando é amor, vem com o pacote completo... Demonstração de um sentimento tão intenso, não tem como se dar só com palavras, tem carinho em outros aspectos tbm...

Se tem carinho atencioso e não diz eu te amo, pode ser que ame. Mas se tem o eu te amo sem carinhos, com certeza não ama! :)

Beijos!
Xu

Unknown disse...

Caracoles, boa pergunta... Qto vale um EU TE AMO?

Pra ser bem franca, ainda não sei, qdo amar realmente alguém com toda essa intensidade talvez eu saiba que realemnte esteja gostando/ amando alguém.

Detesto aqueles te amo, banalizados, nossa dá enjoo
rs

beijosssssss

Unknown disse...

Caracoles, boa pergunta... Qto vale um EU TE AMO?

Pra ser bem franca, ainda não sei, qdo amar realmente alguém com toda essa intensidade talvez eu saiba que realemnte esteja gostando/ amando alguém.

Detesto aqueles te amo, banalizados, nossa dá enjoo
rs

beijosssssss

Marie Curie disse...

Anna: Pois é, eu vejo relacionamentos como composto de degraus mesmo, naõ necessáriamente sei quais são todos os presentes no caminho, ou se eles acabam, ah, e vc esqueceu de escrever o "te considero pra kct", hahaha! Bjos linda!
Mari: Ué, "eu te amo não é bom dia?" haha ótimo! Mas é verdade, paciência é o caminho, e nada de dizer eu te amo só pra ouvir de volta! Já pensei essa besteira e espero não mais fazer isso! Affe!
Blackcat: Eu tb já fiz esse: então... eu ACHO que te amo! hahaha! minah vida é uma piada mm! =D
Canseidexuxu: Obrigada linda, adoro seus comentários! E concordo com o pacote completo, se é pra amar, que seja de coração inteiro!
Thaiz: pois é,usar "eu te amo" como que pra preencher vazio numa conversa é péééssimo! Beijos linda!

Bem Resolvida disse...

meu ex namorado falava que me amava mas eu sabia que não.rs
ele falava e aquilo não me dizia nada...
na verdade o eu te amo deve ser dito em um olhar e nos gestos. adorei seu post. penso igualzinho!!


Mas eu adoraria ouvir isso!!rs

Vivian disse...

...quando a palavra "eu te amo" vem acompanhada de gestos demonstrativos do se está dizendo, tem um valor imenso pq vivemos de sons e imagens tbm, por que não?...agora, se este eu te amo vier só, torna-se mais uma simples frase jogada ao vento da ilusão...daí, puro jogo de mentiras. amei este divã...parabéns!

*•·• -=|KÅ|=- •·•* disse...

Nunca disse, nunca ouvi! ...mas isso não significa q nunca senti [o amor] ;D
Muito pelo contrário...rs

Heloisa Emy disse...

acho que o te amo só tem significado quando acompanhado desses gestos... pq só ele, separado de tudo, são só 3 palavras, como qualquer uma, jogada no mundo!!

gostei do texto... eu tbm acho que essa famosa frase já está banalizada!!

beijo

Andreas Ribeiro disse...

Pois é... ficar esperando isso é uma farsa que caímos as vezes... talvez por excesso de comédias românticas hehehe

Tu pode ouvir isso 100 vezes e não dizer nada...
Tu pode nunca ouvir e o jeito da pessoa te diz mais que as 100 vezes proferidas...

3 palavras não mudam nada... mas como se é tratado muda tudo!!!

Beijos
Marie CUrie

PS. Blackcat... uhahuauhauha mto foda!!! vc é foda guria!!

Anônimo disse...

Concordo com a banalização do "eu te amo", porém, nós mulheres, amamos ouvir essa pequena frase da pessoa amada não é? Graças a Deus, até agora só ouvi eu te amo de forma "especial" e acredito eu, sincero.
Quando estamos passando por uma situação dificil por exemplo, ouvir do seu amor um "eu te amo" parece te encher de esperanças e te dar mais força é o mesmo de "estamos juntos nessa" ou então qndo vc está na tpm brigando e chateando todo mundo com seu mau humor e falta de paciência, ouvir um "eu te amo", q parece soar como "apesar disso..." é aconchegante, ser lembrada de que somos amadas com todos os nossos defeitos e tpm... Mas é claro, o "eu te amo" sincero, parece sair dos lábios de uma forma muito diferente de um banal "eu te amo". Você é quem juga se aquela frase naquele momento veio do coração ou não.

Anônimo disse...

Adorei seu texto, ele reflete muito bem o que estou vivendo no momento, Nem sempre vale a pena ter uma pessoa do seu lado dizendo que t ama e que nas atitudes te trata como se fosse um pano de chão, vale muito mais um ato do que essas simples palavrinhas, que adoramos ouvir...
Beijos e você ganhou mais uma leitora assídua!!

Anônimo disse...

o 'eu te amo' que eu escuto todos os dias em vermelho equivale a uma aceleração no coração, a uma ansiedade como se fosse a primeira vez, um sensação de alívio, de prazer, de desejo, de carinho. equivale a tantas coisas possíveis de ser descritas ou não.
Adorei o texto, beijos, moça! (:

Gi ... disse...

Quanta expeculação em torno de uma frase tão curtinha, né???
Eu concordo não é simples! E qtas vezes eu já travei no "Te adoro", pra não falar, ou com medo de falar "Te amo"!

Claro que tb gosto de ouvir, mas acho que o "Te amo" está banalizado e no fim pra mim as atitudes pesam muito mais.
E não aquelas do tipo presentes caros, viagens e tals (tb gosto lógico, sou normal, rs), mas me refiro as pequenas atitudes aquelas do dia a dia, um ligação pra dizer "Oi!"... no fim o dia a dia cada dizendo a tal frase!

Marie adorei!!!

bjossssssssss

Gi ... disse...

Quanta expeculação em torno de uma frase tão curtinha, né???
Eu concordo não é simples! E qtas vezes eu já travei no "Te adoro", pra não falar, ou com medo de falar "Te amo"!

Claro que tb gosto de ouvir, mas acho que o "Te amo" está banalizado e no fim pra mim as atitudes pesam muito mais.
E não aquelas do tipo presentes caros, viagens e tals (tb gosto lógico, sou normal, rs), mas me refiro as pequenas atitudes aquelas do dia a dia, um ligação pra dizer "Oi!"... no fim o dia a dia cada dizendo a tal frase!

Marie adorei!!!

bjossssssssss

Lari Bernardi disse...

Tem que complementar as ações.. não só falar...

Mas, quando tu ouves, parece que se torna real. Tu já podias saber que ele te amava, mas quando ele fala isso, as duvidas acabam.

;*

Juliany Alencar disse...

Marie, concordo com o comentádio da Xú. Se o "Eu te amo" não vem acompanhado de gestos sentimentais não é amor verdadeiro.

Os gestos podem dizer mais que palavras por várias razões e a primeira delas é que há pessoas que não sabem se expressar oralmente. Então, preferem um carinho, uma surpresa, um mimo... Enfim, outras formas de demostrar que a ama.

Anônimo disse...

... Fantástico este debate voltado para o famoso "EU TE AMO".

Bom concordo muito com que vocês falaram, mais quando ela é falada com o proposito de expressar sentimentos verdadeiros não acho o por que não ser dita, porém ela não pode virar uma palavra qualquer, perder o seu sentido.
Aprendi com um grande amigo, que falar eu te amo tem que ser pra sempre( ser falada para os pais, marido, filhos..). Sei também que as vezes achamos que aqueles namoradinhos serão para sempre, mas não se confunda, pois nada é pra sempre... apesar disso tudo, ficamos profundameste apaixonadas, mas deixa esta frase para ser falada para um pessoa especial.
Porisso prefiro, e é até melhor ficar nas demostrações, pois são verdadeiras.

Muito bom este assunto.

azaleia cout disse...

Sim, ouvir eu te amo


faz toda a diferença


Querer falar


Pronunciar com calma


Sorver cada letra


Sentir seu significado


Implicar-se em suas proposições


Entregar-se


Faz com que a alma cante alto


Os olhos se denunciam


As estrelas ficam mais próximas


O vento que passa acaricia


E o sorriso chama a vida
Ao falar, o coração dispara
Os olhos ficam ternos
O momento vira eterno




Sim, dizer eu te amo


Faz toda a diferença


Pois nutre a esperança


Alimenta o coração


E amor não tem idade


Nem condição


Ele é livre


Eternamente livre!!!