segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Tá jururu?

Tem dias que acordamos contra nossa vontade, e vamos nos arrastando até o trabalho. O espelho zomba de nossas caras, a própria cara não contribui, amanhece inchada. Não há truque de revista (como aquele em que você joga água morna e água gelada) que tire de cima do seu pescoço a Trakinas que amanheceu no lugar da sua cara. O cabelo resolveu aderir à anarquia, tem vontade própria, você é a Medusa! Despontado, torto, surrealista, eis o formato do penteado. Pior ainda quando o resto do corpo incha: a calça não entra, você nota a leve barriguitcha que aparece saliente, simpática, quase rindo da sua cara... gordura maldita! Os pés inchados que fazem você mudar o plano de calçado... sim, o seu corpo está contra você! A guerra entre você e seu organismo não precisa contar necessariamente com todos esses itens, mas a presença de pelo menos um deles pode acabar com seu dia, fato. E o que fazer quando você acorda uma monstrinha? Um zumbi? Uma experiência 626?
Existem ainda os momentos nos quais mutações misteriosas ocorrem em nossos neurotransmissores / hormônios / ciclos (sim, a culpa é deles!!!) que, consequentemente afetam nosso humor.
Ás vezes o estado de jururu extremo possui um fator concreto (situação desagradável vivenciada na relação com outras pessoas), como brigas, discussões, vontade de sair na mão com alguém... porque viver em sociedade tem essas coisas! E, às vezes o fator concreto é tão mensurável que se apresenta em “adoráveis” números (contas pra pagar, salário recebido, orçamento de alguma coisa quebrada – porque sempre algo importante quebra na maré de zica - , juros, juros e mais juros.)

Algumas dicas pra dar um “up” na auto-estima foram listadas abaixo. Não sei se servem pra todas, mas não custa nada tentar, né?

(Não, não não, nada de passear em frete a uma obra pra receber cantada, por favor! )

* Uma coisa capaz de mudar o humor feminino é dar uma mexida nos cabelos, não interessando de qual intensidade ela seja; quando bem sucedida, é capaz de levantar a auto-estima siiiim! Portanto, um retoque na raiz pode te deixar radiante; aquele corte inovador é capaz de mudar sua auto-percepção nem que seja por um breve período de tempo (enquanto você ficar com cara de novidade).

* Compre roupas novas! Não estou pregando o consumismo nem nada do tipo, mas a questão é abandonar o visual bagaceira e partir pra uma posição diferente, dar uma renovada, comprar roupas que fujam do que comumente compraríamos, ousar! Porque a gente às vezes fica numa mesmice de vestes que por favor, né? Não é porque a roupa vai com tudo, é coringa e blá blá blá que você tem que ter trocentas peças iguais!É hora de fugir do basicão e procurar algo que seja bonito além de útil.

* Todo mundo tem algo em que é bom: algumas pessoas dançam maravilhosamente, outras cantam, já outras cozinham, outras pintam, costuram, plantam, escrevem, jogam futebol... então faça um programa infla-ego! Increva-se numa aula de alguma coisa que você manja com o propósito de aperfeiçoar-se... mas que aperfeiçoar-se nada! É pra você ser fodona naquilo mesmo, e ser reconhecida.

* Procure as pessoas que te amam! Nessas horas você só quer um abraço, não é? Nem que seja de um cara vestido de Teletubie... então corre pro colo daqueles amigos, da sua tia quituteira, do cachorro (não do homem cachorro, por favor...)! Sim, a estratégia de procurar essas pessoas é que não haverá rejeição em hipótese alguma! E você se sentirá mais segura.

* E falando em pessoas que amam... um carinho ajuda – e muito! Recorra ao namorado, marido, amante, trepê, pretê, step, ficante, casinho... o sentimento de ser cuidada (e se vier algo a mais, melhor ainda hahahahah!) é tão reconfortante quanto qualquer item da lista.

E eu vos digo que coisas simples assim têm o poder de transformar um dia ruim, o humor azedo e a cara feia de qualquer uma. Nada muito inovador, porque parece que receber cuidado (dos outros e de si mesma) desfaz os maiores bicos.

20 comentários:

Mariana Valente disse...

poooo eu ia falar da obra mas vc já se adiantou hahahahaha... Eu quando estou meio down me presenteio e recorro aos amigos pra me tirarem da fossa... Receber um carinho é sempre bom pra percebermos que não estamos sozinho! E acho que na TPM é pior, acho que ficamos mais jururus ainda, malditooooos hormonios... Acho que não deveria ter isso de ciclo, quando bater a vontade de um baby a gente poderia ligar um botãozinho ou algo do gênero sem sofrer essa salada emocional todo mês!!! E sexo é bom pra endorfinas, uauuuuu!!!

Putz, acho que não tenha algo assim que eu seja bem boa, nem em dança ou coisas assim... Será que estágio serve??? Acho que a única coisa q eu era boazinha... =/

Adorei o post Anna!
beijoks

Carrie disse...

nossa, acordo assim todos os dias praticamente! he he
Mas tenho amigas que acordam piores...e fazem questão de transformar essa "insatisfação consigo mesma" em "mal humor" espalhando por onde passam..aí é dose né?

Sabiam que os homens também têm esses dias? Pelo menos o meu namorado...
pra mim o cabelo dele tá normal, mas ele consegue ficar uma hora na frente do espelho e ainda sai dizendo que o gel é ruim, que o cabelo tá horrivel e mete um boné!


aff

ninguém merece! rs

Boa semana meninas!

bjinhus

Carrie*

Bem Resolvida disse...

Cara, eu sempre acordo de bom humor. Muito difícil acordar jururu, mesmo nas segundas. tipo hj...o celular começou a tocar Magic da Olivia Newton-John às 6:12, como sempre e eu desligo ele na segunda sílaba e pulo da cama.Sempre assim.
Já a noite...começo a ficar cansada e aí sim vem um mau humor...mas tbm nem é todo dia....
até nisso sou o avesso. Se estiver acordada durante a semana depois das dez e meia, meu humor pode sim ficar duvidoso...
beijos!!

Anônimo disse...

Acordar uó... ninguém merece!

O que me deixa ótimas nesses dias, é comer chocolate e ver filme.

Beijos

Rosa Canela disse...

Aii Anna ...descreveu com exata perfeição meu dia de hoje ...juro que o Ctrl+C ..Ctrl+V foi usado ..assim vou tentar colocar em prática pelo menos uma das dicas ..brigada ...

beijos e ótima semana

Rosa

Lisa disse...

Boas dicas, Anna Thanx!

Andreas Ribeiro disse...

Powwww

axo que essa de passar em frente a obra pode funcionar pra muitas de vocês!!! hahahahaha

Qdo eu fui xavecado na rua, eu fiquei de péssimoooo humor... só pq eu era um guri, sendo confundido com uma menina por um tiozão da feira... uhauhauhauhuhaa

jovens de cabelos compridos sofrem =P

Isso ae, ta jururu? bora fazer eskemas infla-ego... vc pode fazer resumos pra facul Anna!!! os seus são os MELHORESSSS!!

Bejossss

Myself disse...

Quando brigo com meu namorado choro tanto á noite q acordo com uma cara de Rocky - o lutador terrível.
Meus olhos não abrem e parece q levei 10 socos na cara!

Adorei as dicas para melhorar o astral.
Delas, eu uso sempre a da roupa, do cabelo também.
E indubitavelmente uma que é de lei: ir pro bar com meus amigos seja o dia da semana que fôr, para eu beber e dar umas risadas!

bjus!!

Rose disse...

Que delícia de divã.
Me senti com tudo e muito conforto além da inteligência.Muito prazer.
Voltarei para conferir seu espaço, viu?
http://pimentacor-de-rosa.blogspot.com/

Raquel El-Bachá disse...

Sair com as amigas para falar besteira é o melhor remédio nesses dias. Isso me faz muito bem.
Beijos.

Anônimo disse...

Eu SEMPRE acordo assim na TPM... Ninguém merece! Queria muito descobrir como se faz pra tirar o inchaço dos olhos (ficam o dia inteiro me perguntando se eu acabei de acordar!)...

As dicas foram ótimas! :)

Beijos!
Xu

Unknown disse...

Anotado!!! Aqui simplesmente e maravilhoso e super útil.rsrs
bjokas flor

Jana disse...

é isso, preciso fazer compras...

beijos!

Tamy disse...

Nossa, nem me fale em acordar contra a vontade. Sábado acordei 7h para ir a aula e chegando lá não tinha aula. Pode???

ninguém merece!!!!

Angel disse...

Vixi... Hoje foi um dia desses que tinha tudo para ser terrível.
- Fim de semana sozinha e não querendo estar assim.
- a chefe que não larga do meu pé.
- ex que não para de atormentar pelo simples prazer de atormentar.
- uma doença filha da mãe que me fará ter que operar e a chefe, gen do a.
E outras cositas más.
O dia começou uma meleca geral.
Mas nem sei explicar direito o por que, acabei decidindo que não deixaria meu dia terminar mal.
Nem aconteceu nada demais, só que eu cheguei super bem em casa e estou bem até agora.
Tá bom que eu parecia um cachorro sem dono no trabalho e ficava pedindo carinho para todo mundo. rsrs

Pelo menos ajudou. kkkk

Marie Curie disse...

ai,to deprê... preciso de tempo pra fazer algo, qualquer coisa que vc citou Anna! Hum, tem uma construção na esquina de casa... vou lá! Bjos!

Alessandra Castro disse...

Ahhh comprar com certeza eleva o meu humor. ;)

Sol! disse...

Adorei o programa infla-ego! vou adicionar ao meu vocabulário hahahahaha

Mariana Castro disse...

As pessoas tem uma tendencia a se sentirem jururus... e isso é fato.
Quando elas se cansam do passatempo, do cabelo, das palavras repitidas, bãam, elas se sentem como o astrozumbi da via lactea... Portanto eu concordo plenamente nessas dicas i pans. Principalmente á do cabelo e do abraço, o que seria melhor que se sentir renovada nos braços de alguem que se preocupa com você, que te ama, ou ao menos tem importancia em sua vida...

Thulio Dias Gomes disse...

Maravilhoso texto. Parabéns pela inteligência.