sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Sinais

(Por Anna O. e Mariana Valente, correspondentes intergalácticas)

Não, não é o filme. Ninguém aqui pretende sofrer um ataque extraterrestre. Nossa parada é com os terráqueos-machos mesmo. Não entendeu? Calma... As colunistas de plantão Mari Valente e Anna Oh explicam!
Você conhece alguém, a afinidade é instantânea... Conversam sobre qualquer assunto, desde o último capítulo eletrizante da novela das 8 até o resultado do campeonato de futebol de botão da Finlândia. Tem os mesmos gostos, senso de humor parecidíssimo, as conversas táteis – mão no braço, no ombro, na perna – a empolgação nos gestos durante a conversa, a alegria aparente quando estão na companhia um do outro... Ele lembra de tudo que você conversa com ele, é pontual, atencioso e um ótimo ouvinte... Parece ótimo! Um partidão! Você acha que o seu interesse por ele está mais que óbvio e que ele já percebeu... E fica na espera de algo que indique que ele também está na sua, uma frase, um gesto... Ou seja, você está à espera de sinais...

Sinais são algo que buscamos durante várias fases na relação: de início, queremos simples toques da pessoa de que ela está afim, de que podemos avançar, investir, alimentar uma paixonite, falar mais perto, tocar o braço, demorar no abraço e jogar olhares fatais... ui.
Mais adiante, esperamos o sinal verde de estabilidade, confiança, amor (quem sabe?)... e pra amar deve haver um trampolim; um trampolim pra uma piscina cheia de incertezas que a gente acredita mesmo tento todos os alertas do mundo pra não acreditar. Pra acreditar, precisamos do sinal “SE JOGA!”. Como saber se vamos cair numa piscina vazia? Rasa? Olímpica? Ou cheia de bichos? Ou turbulenta? Ou numa hidro? Pelos sinais...
Eles são demonstrações de que você pode se aproximar da pessoa, ficar mais e mais íntima (e isso nem é no sentido físico, mas naquelas coisas emocionalmente complicadas) e sim, acreditar, nem que seja por alguns meses, que felicidade existe, que amor existe, que Papai Noel e a rena Rudolph existem. E que ambos tem narizes vermelhos. Menos você, claro.
É sim, o jeito de saber que o próximo passo não será num terreno arenoso, que o nariz de palhaça não vai ser seu DE NOVO e que aquele abraço é sincero. E isso é perceptível em cada gesto de cuidado, cada delicadeza nas palavras postas, cada pestanejar demorado, nos recados, nas risadas, nos bilhetes, no despertar e adormecer juntos, no enlaçar de pernas e na atenção que se dá ao outro. Atenção, que é diferente de monopólio.
Tudo isso fala por si... é um “vem cá” dito de outras formas.

E por que não tomamos uma atitude mesmo antes desse sinal aparecer (e se aparecer?) Simplesmente por medo! Medo do que isso possa fazer com a amizade entre vocês, principalmente se estão num ambiente de convivência diária, como trabalho ou faculdade... Medo de expôr a sua face mais sensível e ao mesmo tempo frágil, porque aí ficamos mais propensas a ter uma decepção maior se algo não sai como o planejado... Medo de se apaixonar perdida e inconsequentemente por alguém e não agüentar o tranco de ter um relacionamento promissor – é paradoxal mas existe sim, eu juro! E enfim, o medo dele não corresponder aos seus sentimentos e você ficar com cara de tacho.

Nem sempre os sinais vem, o que evoca sentimentos de rejeição e questionamentos de toda sorte, tipo: “eu vi coisa onde não tem?”, “será que ele não quer se envolver?”, “é namoro ou amizade?” (ta, foi brega, eu sei...), “ele ainda gosta de mim?” e todo esse lenga lenga reflexivo e pseudo-masoquista que a gente adora fazer. Acho que diante de dúvidas, nada como uma boa conversa. A sondada com o flerte, a DR com o amado, tanto faz... o que importa é, além do senso investigativo, manter a calma, o bom-humor e cultivar o hábito do diálogo.

(se não der certo, sai na mão... ahahahhhhaha)
ps: não tentem fazer isso em casa!



Ps2: Pra quem ainda não sabe, o Divã tem uma promoção de Natal pra dar presentinhos pras leitoras... só clickar!

15 comentários:

Camila disse...

Realmente é assim mesmo.Nós vivemos a espera de sinais...Me identifiquei totalmente pois meu relacionamento demorou a decolar pois eu não via os tão esperados sinais,e ele mais cego ainda é que não via mesmo...Hoje depois de um ano juntos,ainda espero alguns sinais...Mas infelizmente os sinais que ando recebendo ultimamente não vem me agradando muito...Espero que seja só coisa da minha cabeça...E não coisa na minha cabeça...rs...
Ótimo post...
Bjaõoo...

Anônimo disse...

Pra variar ótimo post hein!!
Tô quase saindo na mão! Rsss



Beijos, Anna teu presente do amigo virtual tá no e-mail...


Beijos!

Mariana Valente disse...

Ahhh eu escrevi coisas com conhecimento de causa atual... CADÊ A PORRA DO SINAL? Tô esperando até agora pra ver se acontece algo, e tudo que aparece é obscurooooo, ahauhauahuahua... E fica nessa de vc esperar um sinal, e ele achar que pode ter dando um sinal mas vc nao percebeu, ouuuuuu ele não tá dando sinal nenhum e nós que viajamos até Marte e voltamos (como eu acho que é o meu caso...) Mas homens do meu Brasil varonil, se vocês tão querendo... MOSTREEEEEEM!!! Fica aqui o meu protesto!!! HAUHAUAHUAAUHUA

Ana Rosa disse...

Essa coisa de sinal às vezes é muito estranha, vai que você fantasia, e o tal sinal não é sinal nada, ai meu Deus que mico, prefiro ficar esperando e não acredito em sinal nenhum kkkk.

Moni disse...

BOM NA MINHA OPINIÃO ESSE NEGOCIO DE SINAIS PARA "ELES" QUE SÃO UM BANDO DE IPOCRITAS INCESNCIVEIS.
QUE NA MAIORIDA DAS VESES SOMOS ABRIGADAS A DESENHAR PRA ELES ENTENDEREM. DIGO ISSO POR EXPERIENCIA PROPIA. SE O SEU HOMEM QUERIDINHA NÃO TIVER SOMENTE UM NEORONIO PARABENS ACHO QUE N~~AO TIVE AMESMA SORTE.

tENHO QUE COMEÇAR A FALAR COM ELE NO GRAN BIG BEN E ELE ENTENDE SO NO APOCALIPSE (O FIM DO MUNDO).

v SE EU MEREÇO
AFFF

HOOOO VIDINHA CRUEL

Mariana Valente disse...

PS: eu tenho que brincar: "É namoro ou amizade, auditório???" MUAHAUAHUAHAUHAUAHUAHUAHAUAUA

me divirto com nossas parcerias xuxuzete!!! =)

Coração Alado disse...

huummm..e além de instigante essa fase dos sinais é uma delícia né?
essa dúvida de namoro ou amizade é umm pouquinho cruel, mas é tão gostosa... rsrs

valeu pela visita Anna Oh!
vou pensar numa coisa bem legal pra participar da promoção de natal!!
beijos!

Camila disse...

ai os sinais...a gente espera pq tem medo de quebrar a cara sozinha né?!

ninguém quer entrar de cabeça numa piscina vazia e rachar a cara né?

Unknown disse...

ai meu Deus, passei um pouco mais de um mês fóra e quase morro de saudade, e foi ai que descobri porque eu preciso de um divã!
porque "de um divã" eu tenho a visão do melhor lado dos homens e da vida!


Beijos

luh...=) disse...

é assim mesmo sempre esperando um sinal...
e por algumas vezes esperamos tanto o sinal da pessoa que queremos...que não percebemos que outro esta nos mandando um sinal....é melhor não esperar e dá logo um sinal...menos que não seja correspondido...pelo menos tentamos e assim poderemos partir pra outro....

Alícia Nash disse...

o problema é quando o sinal não vem...
é por isso q nem espero muitooooo...
uhauhauha

Alícia Nash disse...

o problema é quando o sinal não vem...
é por isso q nem espero muitooooo...
uhauhauha

Alícia Nash disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lari Bernardi disse...

Malditos sinais difíceis de entender...
hauhauahuahuaha

Eu sou ótima pra entender os sinais pros outros, mas pra eu mesma sou uma negação... sério... é de chorar... sempre sou a última a saber quem tava a fim de mim... ahuahuahauhauhauha

mas o que mais me irrita, são homens que não tomam uma posição. E o pior é que isso pode ser porque eles estão mais confusos e perdidos que eu!!!

;*

Anônimo disse...

Vendo o comentário da Moni me lembrei do post "Homem-Banana" que a Mari fez a um tempo pro Divã

Mas falando desse post:
Não sei se serve de consolo pra voceis mulheres, mas a coisa dos sinais pelo menos é independente de sexo, nós homens também ficamos atentos a isso e mais um pouco, e invarialvemente quebramos a cara por não ter um sexto sentido...
uahsuahushausuahsuahsuas
Também, tem umas que adoram te cozinhar em banho-maria....(inferno)

Mas dentre os sinais mais complexos, porém, mais precisos são os da fala, como a pessoa fala com vc e os assuntos principalmente. Se ela tiver afim ela vai querer te e impressionar, falar de coisas que te deixem com a impressão de que ela é legal, inteligente e etc. E óbviamente nunca falará de Ex (pq ex bom, é ex morto e muito bem enterrado), ou de outras mulheres (no caso de nós homens).
Não é dificil entender os homens, as mulheres q viajam demais...
uahsuhausuahsuhas

Sobre o medo de acabar com a amizade é algo complicado se for alguém de convívio obrigatório, mas não sendo assim eu não vejo o pq de não arriscar. Todos sabemos que a grande maioria das amizades que não são condicionadas a rotina duram um certo período de tempo, em média de 2 ano, e depois disso esfrian, (muuuuuuuuiiiiiiiito)raramente vai durar forever, e evocando uma frase que uma vez ouvi duma amiga minha (que hoje é psicóloga, olha a coincidência) "A amizade é semelhante a um bom café; uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primeiro sabor." (Immanuel Kant).
O que eu tiro disso, já que você sabe que a amizade não deve durar pra sempre da mesma maneira, pq naum aproveitar enquanto ela ainda está quente?????
uahsuhausuasuahusasa

Nossa, já comentei demais.
Muito bom Blog, mas falta um escritOr pra fazer um contra ponto =D

Bjos meninas

PS: Parecia q estavam falando de mim no início do post
PS2: Vou ser escunjurado pelas mulheres q lerem
uahushuasuasuhaushuas