quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Mulher e a Bolsa - Identidades


Para as mulheres que conheço, a bolsa não é mais um acessório, e sim quase um órgão vital - um Alter Ego. É algo parecido como a de um canguru (comparaçao bizarra), é algo dela, nao se conhece sem, faz parte de sua composiçao biológica. Refletindo sobre isso a meses e fadado a períodos filosóficos que me puseram em exílio por todos estes tempos - justifica minha ausencia? hehe!

Penso em algumas modalidades de identidade das mulheres relacionadas a suas bolsas e gostaria que todas as leitoras participassem buscando se encaixar dentre os esteriótipos abaixo. Vale a brincandeira, pois só cada um sabe o que a gente leva na bolsa, mochila, ou mala, é coisa séria!

A Maternal: aquela mulher que leva na bolsa tudo para prevenir dos fatores externos e internos que possam suceder durante o dia fora de casa. Esta espécie costuma ter aquela bolsa enorme, da moda, unicolor para ser prático e combinar com a maior parte das roupas. Dentro ela leva Guarda-chuva caso chova, Garrafinha com Água pra caminhada, uma barrinha de cereal se der fome, lenços úmidos, desodorante, uma maçã pra volta, um casaquinho se bater aquele frio, protetor solar se fizer sol, e obviamente o absorvente, mesmo voce estando na menopausa, vai ver alguem precisa né?

A Workaholic: esta espécime, muito encontrada em centros urbanos, andam com suas bolsas minimalistas pra todo lugar, por isso muita vezes possuem uma só, ou várias do mesmo modelo, apenas mudando a cor. Dentro de suas bolsas carregam 1 celular pra contatos profissionais, outro pra família, e outro pro amante. Agenda, Caneta Preta e Azul, chave do carro, da casa e do escritório, Cartões e Cheques, um maço de cigarro, e um isqueiro chiquérrimo.

A Baladeira: Esta pode ser encontrada apenas a partir das 22h ou ocasionalmente perambulando pelos metrôs as 6h da manhã. Carrega em sua bolsa coisas básicas: Rg, Cartão de Crédito, moedas espalhadas, camisinhas, pílulas do dia seguinte, batom quebrado, pó, base, enfim maquiagem básica pra retoque. Carrega na bolsa a calcinha que tirou pra não marcar a roupa, halls, "balinhas" e afins. O celular também, mas ela perdeu.

A Intelectual: Esta senhorita é uma das encontradas por livrarias, sebos, bibliotecas de universidades, mostras e exposições. Na sua bolsa leva sempre Documentos, Dinheiro separado e contado, tickets de cinema, óculos de grau, óculos de sol, um casaquinho, e 2 livros: um político-histórico, outro ficcional estrangeiro, seu mp3, e passe de ônibus universitário.

A Lesbian Chic: Sempre fashion e básicas, levam em suas pequenas bolsas, celular, batom, cartão de crédito e 2 chaves: a da sua casa, e da namorada.

A Hipocondriaca: Muito experiente na saúde, e prevenção, leva sempre na sua bolsa remédios pra dor de cabeça, lenços de nariz caso fique resfriada, remédio para cólica, remédio pra dor de barriga, antidepressivo, ansiolíticos, enfim, uma farmácia ambulante. Tem seu celular, na discagem rápida numero 1 não o telefone de sua mãe, nem do namorado e sim do SAMU. Pode esquecer rg, cartão do banco, mas não esquece seu cartão do convênio médico. Só sai de casa se tiver todos os itens citados, e conferidos 2 vezes. - Algumas fecham e abrem a bolsa 4 vezes, senão seus pais podem morrer. É, acontece.

A Top Model: As mulheres mais encontradas, dia e noite com suas bolsas do Herchcovitch, Gucci, Prada - falsas ou não - combinando com o sapato, ou com algum detalhe da roupa. Carregam sempre o seu Celular (que ainda está pagando em 5 vezes) com boa resolução pra fotos, Garrafinha de água pra hidratar a pele, filtro solar por que o branco ta super IN, uma carteira simpática com cheques e cartoes de créditos estourados, e 2 notas de cinquenta reais em notas de 10 pra impressionar as amigas. Mas apesar de todos estes detalhes, o que elas não esquecem mesmo - podem esquecer até o aniversário do namorado, do dia que cai o Salário na conta, ou o horário pra tomar a pilula anticoncepcional - sem sombra de dúvidas, é a Maquiagem. Sua necessaire contém Lápis de olho preto, branco e tons extravagantes pra balada, blush, 3 batons, pó, base, delineador, pinça, corta unhas, cotonetes, O.B, camisinhas, perfume, pasta de dente, escova de dente, uma escova e claro, um demaquilante. Nem preciso falar do Hidratante para mãos da Natura, e Gloss né? Tipo, óbvio.

A Diva Rosa Choque: Esta ainda me é um ser um tanto enigmático, que cria em mim um olhar curioso durante todo este ano e me faz pensar e sentir uma inquietação agora sobre o que carrega na bolsa, no seu espaço íntimo. Se psicanaliticamente colocassemos este objeto, quase genital, no divã o que ele falaria? Que fatos da vida me relataria? E o que nela faz sentido?

Por favor, queridas leitoras, abram aqui suas bolsas!

7 comentários:

Ka disse...

Po.. a minha bolsa eh uma mistura de tdas essas... basicamente tem uma necessaire com td o q vc falou da Top Model, tem um guarda-chuva, carteira, caneta, bala, celular, fone de ouvido do cel, escova de cabelo e óculos de sol.

Feliz Natal meninas!

Manuela Gifoni disse...

minha bolsa tb é uma mistura de varias
tem os ietns absico q sao: celular, documentos, dinheiro e a maquiagem claaaaarooooo!
tb tenhu varias e todas super na moda
bolsão que cabe tudo!!!
mas tb costumo levar livros e chaves, canetas e agenda!!!
minha vida, minha bolsa!

bjuss

Day Pinheiro disse...

Tô passada! Como é que você sabe do hidratante p/ mãos da Natura e do gLOSS? rsrs
Geeente, devo tirar pra não ser tão óbvio? =D
Depois dessa, não tenho dúvidas!
Eu sou TOTALMENTE a "top model"..KKKkKK
Com a diferença de que já paguei meu celular...rsrsrs

Bell Bastos disse...

Eu sou uma mistura da top model com a intelectual (sem a maquiagem, só com gloss).

Ordem no Caos disse...

Itens que merecem menção honrosa: chocolate e foto 3X4 do namorado (ou do ex que ainda não tirou da bolsa - o que aliás é cafona. Os demais "artefatos bélicos" foram mencionados, acredito eu.

Abraço

Igor André
(ordemincaos.blogspot.com)

Carol disse...

Na minha tem de tudo um pouco...
Chaves de casa e do escritório, maquiagens que nem sempre eu uso, remédios para tudo, minha carteira nova que é um LUXO que ganhei de natal da minha boss, bolsinha com escova de dentes, enxaguatório bucal, pinça e fita dental, um estojo com absorventes, ob, amostra grátis de sabonete liquido, lenço umidecido, celular, um pouco de dinheiro, uma calcinha bonitinha para eventualidades, o livro q estou lendo apesar de nunca ler na rua, as contas q eu to por pagar para me lembrarem de não gastar mais, óculos de sol, óculos de grau, casaco, espelhinho...

em qual tipo eu me classifico? rsrs

Unknown disse...

poxa, a minha tb é tipo a da Carol...

Agenda, celular, gloss e lápis de olho e lenço umidecido com absorvente ou ob não saem nem das minibolsas, tão SEMPRE comigo. Dinheiro nem sempre tem, vai no de plástico mesmo... hauaiuhauihaiuha

No bolsão do dia-a-dia, tem guarda-chuva (como pseudocarioca, tem q ter sempre um, nunca se sabe qdo vai chover), mais maquiagem, carteira enorme com montes de papeis e cartões de visita, o celular dot rabalho, algum texto ou livro q teja lendo pra facul, óculos de sol, caixa do óculos de grau, remédio pra cólica/dor-de-cabeça, pra dor de estomago, meu chaveiro ENORME (adoro os penduricalhos e é mais fácil de achar no fundo da bolsa)...