
Vamos partir do princípio: do que se trata o livro?
De um amor “adolescente” que transcende a normalidade por se tratar de uma jovem comum, pacata e insossa norte americana com um ícone da beldade e da fodeza (hahahaha foi mal, não achei adjetivo melhor) que só é tudo isso porque é um vampiro com eterna cara de guri.
Porque esse sucesso?
Acredito eu que se deva a 2 fatores, o primeiro é que essa temática lobos e vampiros ainda são muito atrativos e desperta o interesse de muitos, somado a isso o fato dela não terem feito eles iguais aos tradicionais, existem muitas diferenças dos vampiros tradicionais que fariam os fãs de Blade e Buffy vibrarem nas suas camas....haha. E o segundo é exatamente essa temática “adolescente comum”, ela atinge uma grande parte da população de qualquer país, principalmente a feminina, já que o papel identificatório é a protagonista menina/mulher.
Porque tanto amor?
A chave está na identificação, os adolescentes (principalmente) precisam se firmar num grupo, precisa ter um referencial para se apoiar, e existem vários por ae, bandas, filmes, livros etc, e o “fenômeno Crepúsculo” é o mais atual para essa identificação.
E não estou dizendo que só pode gostar quem for adolescente nem nada assim, até porque eu também li o livro, mas existe um movimento mais “apaixonado” pela obra, seria desses casos.
Porque tanto ódio?
Acho que bastaria dizer que ele sempre vem junto com o amor, né? Masss, me estenderei pra explicar melhor, e acho que é bem simples, uma pessoa vê um monte de gente se acotovelando, berrando e esbaldando com um livro que quem tomar contato pode achar muito comum e talvez até “fraco”, por tanto toda essa onda sobre o livro acaba gerando raiva e repulsa do livro (talvez raiva e repulsa do post do Andreas também)...
Quanto a história em si, ou o livro em si, eu não acho que seja uma sumidade da literatura ou o cúmulo de técnica de escrita e de criatividade na história. Mas também não acho, como os líderes do movimento anticrepúsculo, que ele seja mal escrito ou ruim (mas também depende muito dos referenciais e gostos do povo), mas enfim, acho que sim é uma história legal que dê pra ler sem morrer de amores ou mal-dizer todos os fãs da série.
O livro:
Bella Swan (sempre esqueço o nome dela) é uma jovem de 17 anos que muda sem muita vontade para a casa do pai, no norte dos Estados Unidos, em uma cidadezinha pequena e friorenta.
E então a questão gira em torno dela se adaptar àquele lugar, com costumes de cidade do interior que todos se conhecem e ela sendo tímida e tals.
Ae tem as questões de pessoas se interessando por ela, menina nova na cidade e tals, até entrar na jogada o Edward Cullen, que anda sempre em turma com os seus “irmãos” e são os esquisitos da escola.
Edward começa a agir estranho perto dela, e eles acabam se aproximando, até rolar um interesse mútuo e tchanam... Ela sacar por várias dicas dadas por vários personagens que ele é um vampiro! (não to fazendo Spoiler, porque todo mundo sabe isso, né?)
E ae o conflito sem dá nesse tema: como alguém “normal” poderia ficar com um vampiro e vice-versa.
E a trama se complica quando outros vampiros surgem e ela descobre que alguns vampiros podem ser apaixonados por caçar um humano.
Existem outros personagens na trama, vários da escola, a família Cullen toda, o pai dela e os índios da reserva de La Push, principalmente o Jacob Black, que nessa história tem um papel mais secundário, mas que na continuação vai ser muito importante na história.
Trechos do Livro:
“Eu nunca pensei muito sobre como eu iria morrer - achei que eu tinha motivos suficientes
nos últimos meses - mas mesmo que eu não tivesse, eu não iria imaginar assim.”
Bella
“Os Cullen não gostam de ninguém... bem, eles não prestam atenção suficiente em ninguém pra gostar deles.”
Jéssica
“Você realmente devia ficar longe de mim”
Edward para Bella
“Eu ouço vozes na minha cabeça e você preocupada que você é a aberração.”
Edward
“Sobre três coisas eu tinha certeza absoluta. Primeira - Edward era um vampiro.
Segunda - havia uma parte dele - e eu não sabia o quão poderosa ela poderia ser que tinha sede do meu sangue.
E terceira, eu estava incondicionalmente e irrevogavelmente apaixonada por ele.”
Bella
“A pele dele, a despeito de uma leve ruborescência pela caçada de ontem, estava literalmente brilhando, como se milhões de pequenos diamantes estivessem cravados em sua superfície.”
Bella
Bom, espero que todos gostem do post, e que nem fãs e nem anti-fãs se incomodem com ele.
Para quem quiser, eu tenho a versão e-book do livro Crepúsculo e quem estava pensando em fazer um download, pode mandar um email pra divarosachoque@gmail.com que nós podemos enviá-lo à vocês.
PS. Se tem algo que eu acho que a autora errou, foi em não ter dado um nome para a saga, que ficou conhecida como a “saga crepúsculo”, mas seria muito melhor da parte dela dar um nome qualquer, tipo “Uma nova vida”, “Isabella Swan”, “Vampiros e Lobinhos”, “Adolescentes e vampiros” qualquer um.. e colocar o nome dos livros como “sub-nomes” tipo Senhor dos Anéis, Harry Potter, Brumas de Avalon ou qualquer outra sequência.